quinta-feira, 19 de maio de 2016

Benfica 1976-1977


Uma pré-época mal planeada acabou por trazer alguns dissabores ao Benfica durante a primeira metade do campeonato, no qual os encarnados estrearam-se com uma derrota em Alvalade por 3-0. Os métodos do novo treinador, o britânico John Mortimore, demoraram a ser assimilados pela equipa e à 12ª jornada as águias já estavam a seis pontos do líder Sporting. Este mau momento também se reflectiu na Taça dos Campeões Europeus, onde o Benfica foi eliminado logo na primeira eliminatória pelos alemães do Dinamo Dresden.
Contudo a segunda volta benfiquista no "Nacional" foi demolidora com 13 vitórias e 2 empates, e o Tri-Campeonato acabou por ficar praticamente garantido ainda muito antes do desfecho da prova, aproveitando também a "debacle" sportinguista durante esse período e a irregularidade do FC Porto de Pedroto. Desta forma leões e dragões ficaram respectivamente a 9 e 10 pontos de distância do campeão. 
Foi nesta época que "explodiu" um jovem jogador de 17 anos, cujo talento invulgar já não era diferente a ninguém: a maneira de "gingar"  de Fernando Chalana pelos adversários começava a deixar marca no futebol português.
Este foi o 5º "Tri" da história do Sport Lisboa e Benfica, feito que os encarnados apenas voltaram a repetir 39 anos depois... 


Equipa-Tipo

Bento
Bastos Lopes
Carlos Alhinho
Eurico
Pietra
Toni
Shéu
Vítor Martins
Nelinho
Chalana
Nené

Treinador - John Mortimore


Resumo:

1º Lugar - I Divisão 1976-1977

Vitórias - 23
Empates - 5
Derrotas - 2

Golos Marcados - 67
Golos Sofridos - 24





Sem comentários:

Enviar um comentário