quarta-feira, 13 de abril de 2016

Portugal no Europeu de 1984


Portugal-União Soviética. Estádio da Luz. Última jornada da fase de qualificação para o Europeu de França. Chalana sofre um penaltie a fechar o primeiro tempo e Jordão converte o castigo. Dezoito anos depois a Selecção Nacional voltava à alta roda do futebol mundial, qualificando-se pela primeira na sua história para a fase final de um Europeu, depois um apuramento que não esteve isento de sobressaltos, muito ao jeito lusitano.
Numa altura em que a confusão reinava na Federação Portuguesa de Futebol, e em que as frustrações eram constantes no que tocava a presenças em grandes competições internacionais, o brasileiro Otto Glória que regressava a terras lusas após uma longa ausência, foi o homem escolhido para quebrar a "malapata" portuguesa. Apesar do bom começo, Glória acabou por ser destituído do cargo de seleccionador na sequência de duas pesadas derrotas: 5-0 na União Soviética (já a meio da qualificação) e 4-0 com o Brasil num jogo amigável em Coimbra, terminado desta forma o seu ciclo no futebol português. A solução encontrada para render o histórico treinador brasileiro, recaiu numa comissão técnica composta por Fernando Cabrita, Toni e António Morais. Uma decisão que visava os interesses de Benfica e FC Porto, na altura em conflito constante devido não só a desentendimentos com a Federação, mas também a uma certa luta pela hegemonia do futebol nacional. Entretanto essa guerra entre clubes também já tinha atingido os próprios jogadores da Selecção. Foi desta forma que a comitiva portuguesa partiu para França: a rivalidade acessa entre jogadores e técnicos, os crónicos problemas organizacionais, mas muita qualidade e sede de reconhecimento.
A fase de grupos, que se antevia complicada, começou com duas boas exibições diante das potências Rep. Federal da Alemanha (0-0) e da Espanha (1-1). No jogo que se seguiu com a Roménia, o veterano Nené saltou do banco para marcar o golo da vitória e carimbar o passaporte para as meias-finais. Num jogo de antologia contra a selecção anfitriã, os portugueses tiveram o pássaro na mão já no prolongamento, acabando por não ser suficiente a exibição portentosa de Manuel Bento (uma das melhores da sua carreira), a magia emanada pelo "Pequeno Genial" Fernando Chalana ou a eficácia da "Gazela Negra" Jordão. Platini, o melhor jogador do Europeu, acabou com as esperanças lusas a um minuto do final do prolongamento dando à vitória à selecção francesa, que se iria coroar campeã da Europa.
Apesar do cenário problemático que antecedeu esta grande caminhada, os "Patrícios" regressavam assim a casa com a sensação de terem honrado o "futebolzinho português", fazendo com que este voltasse outra vez à bocas do Mundo. Uma palavra especial sobretudo para os jogadores portugueses, que conseguiram por de lado todas as suas divergências, pondo em campo todo o seu talento e determinação em prol da Nação.


Equipa-Tipo

Bento
João Pinto
Lima Pereira
Eurico
Álvaro
Frasco
Carlos Manuel
Jaime Pacheco
Sousa
Chalana
Jordão

Seleccionador - Fernando Cabrita


Resumo:

Europeu 1984

Fase de Grupos (Grupo B)

RFA 0-0 Portugal
Portugal 1-1 Espanha
Portugal 1-0 Roménia

1/2 Finais - França 3-2 Portugal (após prolongamento)

Vitórias - 1
Empates - 2
Derrotas - 1

Golos Marcados - 4
Golos Sofridos - 4




Sem comentários:

Enviar um comentário