quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sporting 1993-1994


Estávamos em pleno "Verão Quente" de 1993 e o Sporting conseguira "roubar" ao seu maior rival de sempre, o Benfica, duas das suas maiores estrelas: Paulo Sousa e Pacheco. Os leões partiam para o campeonato como favoritos, dispondo do melhor plantel em muitos anos em Alvalade, recheado de jovens estrelas como Luís Figo, Peixe e Capucho. 
O campeonato começou da melhor forma para a equipa leonina que liderava à 8ª jornada, ao mesmo tempo que praticava excelente futebol. O búlgaro Balakov, um médio de classe excepcional, rubricou exibições de grande qualidade, tendo atingido os 15 golos nesta época. Mas eis que uma estranha eliminatória da Taça UEFA contra o Casino Salzburgo, com derrota por 3-0 na Áustria após prolongamento no jogo da 2ª mão, precipita a saída do técnico inglês Bobby Robson. Para o seu lugar entra o prof. Carlos Queiróz, que tinha acabado de saír do comando da Selecção Portuguesa, e se tinha sagrado campeão Mundial em 1989 e 1991 ao serviço da Selecção Nacional de Sub 20. Queiróz manteve a equipa na disputa pelo título quase até ao final. A quatro jornadas do fim o Sporting recebeu o Benfica em Alvalade e perdeu de forma contundente por 6-3, num jogo que entrou para a história do futebol português. Era o adeus ao campeonato. No Jamor no encontro decisivo da Taça de Portugal, o Sporting perdia frente ao FC Porto na Finalíssima, num jogo marcado por alguns incidentes.
Terminava assim de forma extremamente decepcionante para os sportinguistas, uma temporada inglória do clube de Alvalade.


Equipa-Tipo

Lemajic
Nélson
Valckx
Vujacic
Paulo Torres
Peixe
Paulo Sousa
Balakov
Figo
Capucho
Cadete

Treinador - Bobby Robson (até à 11ª jornada) / Carlos Queiróz


Resumo:

3º Lugar - I Divisão 1993-1994

Vitórias - 23
Empates - 5
Derrotas - 6

Golos Marcados - 71
Golos Sofridos - 29




Sem comentários:

Enviar um comentário