quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

FC Porto 2005-2006


Para tentar recuperar o título perdido para o Benfica no ano anterior, os dragões resolveram apostar no técnico holandês Co Adriaanse, um fiel seguidor do futebol de ataque. Os dragões não começaram a época da melhor forma, tendo realizado uma péssima fase de grupos da Liga dos Campeões, terminando no último lugar de um grupo perfeitamente acessível onde se incluíam o Inter, o Rangers e os eslovacos do Artmedia.
No campeonato, apesar da equipa portista estar na liderança, as exibições eram pouco conseguidas. Os resultados entretanto pioraram e Co Adriaanse começava a ser contestado pelos adeptos portistas. Já na segunda volta o treinador holandês implementa nos azuis e brancos o sistema táctico 3-3-4, uma novidade no futebol português da era moderna. Curiosamente quando este sistema de três defesas, três médios e três avançados se desdobrava durante um jogo, a equipa ganhava mais consistência defensiva. A dinâmica de jogo do portistas foi aumentando de forma gradual e as vitórias começaram a surgir com mais frequência.
A questão do título ficou praticamente sentenciada com uma vitória em Alvalade (golo de Jorginho) contra o Sporting, o mais directo perseguidor do FC Porto no último terço da prova. No final os portistas também conquistaram a Taça de Portugal, derrotando o V. Setúbal, o vencedor da edição anterior, juntando assim mais uma "dobradinha" ao seu historial.


Equipa-Tipo

Vítor Baía
Bosingwa
Pepe
Pedro Emanuel
Paulo Assunção
Raul Meireles
Lucho González
Quaresma
Lisandro López
Adriano
McCarthy

Treinador - Co Adriaanse


Resumo:

1º Lugar - Liga Bet&Win.Com 2005-2006

Vitórias - 24
Empates - 7
Derrotas - 3

Golos Marcados - 54
Golos Sofridos - 16






1 comentário:

  1. Vota nas sondagens sobre o(s) melhor(es) defesa-central (ou defesas-centrais) da Primeira Liga e sobre o(s) melhor(es) lateral-direito (ou laterais-direitos) da Primeira Liga.

    http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços

    ResponderEliminar