sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Benfica 1949-1950


Nos finais da década de 40 era o Sporting dos "cinco violinos" tri-campeão nacional quem detinha a hegemonia do futebol português. Deste modo tratou-se de uma proeza a época realizada pelo Benfica, sob o comando do britânico Ted Smith, na qual conquistou o campeonato nacional após quatro anos de jejum, até então o mais longo da sua história. Era um Benfica ainda ensombrado pela tragédia do Torino ocorrida no ano anterior.
Mas o maior feito da temporada, um dos maiores da história das águias, sucedeu a 18 Junho de 1950 no Estádio Nacional do Jamor onde o Benfica conquistou a Taça Latina, prova que era disputada pelos campeões nacionais de Portugal, Espanha, França e Itália, e que inspirou a criação da Taça dos Campeões Europeus poucos anos mais tarde. Os campeões portugueses começaram por eliminar a Lázio de Roma (3-0) nas meias finais da prova, para em seguida disputar a final com o Bordéus. Após um empate a três bolas, teve-se de recorrer a uma finalíssima. Num jogo verdadeiramente épico com um prolongamento de 30 minutos e mais duas séries de 10 minutos, o Benfica acabou por levar de vencida os franceses com um golo de Julinho já no terceiro prolongamento. Era a primeira vez que uma equipa portuguesa levantava um troféu internacional, honra que coube a Rogério Lantres de Carvalho, mais conhecido como Rogério "Pipi" um dos mais talentosos avançados de sempre do futebol português.
A vitória dos encarnados na Taça Latina, a única de um clube nacional na prestigiada prova, abriu as portas ao reconhecimento do Benfica e do futebol português na Europa e no Mundo.


Equipa-Tipo

Mário da Rosa
Jacinto
Félix Antunes
Joaquim Fernandes
Francisco Ferreira
Moreira
Rosário
Melão
Julinho
Arsénio
Rogério

Treinador - Ted Smith


Resumo:

1º Lugar - I Divisão 1949/1950

Vitórias - 21
Empates - 3
Derrotas - 2

Golos Marcados - 86
Golos Sofridos - 33






Sem comentários:

Enviar um comentário