sábado, 19 de outubro de 2013

Valência 1999-2000


Temporada inesquecível para um Valência que chegou a mostrar duas faces. No entanto, a imagem que fica é sempre a última, e neste caso foi tremenda. A equipa "ché" foi um dos conjuntos que mais impressionou tanto em Espanha como na Europa, começando a afirmar-se seriamente como um emblema de topo do futebol europeu.
Depois de conquistar a Supertaça de Espanha no início da época ao Barcelona (1-0 em casa; 3-3 em Camp Nou), o Valência começou o campeonato de forma horrível com quatro derrotas no primeiros quatro jogos. Na Liga dos Campeões, competição onde se estreava, o Valência terminou no 1º lugar do seu grupo (1ª Fase de Grupos). Mas nas competições internas, os valencianos continuavam irregulares, e foram eliminados logo na 1ª eliminatória da Copa do Rei frente ao Osasuna da 2ª Liga. A melhor face da equipa treinada pelo argentino Hector Cúper, que chegou a ser bastante contestado, surgiu na segunda fase da época ficando para a história exibições categóricas na Champions, como aquelas frente à Lazio e ao Barcelona, que permitiram ao clube atingir pela primeira vez na sua história a final. No Stade de France frente ao Real Madrid, que teve um ano atípico, os valencianos sucumbiram por 3-0.
Numa ponta final em grande forma os "ché" ainda arrebataram o 3º lugar no campeonato espanhol, depois de uma vitória sobre o Zaragoza na derradeira jornada. Individualmente destacaram-se as fantásticas prestações de jovens como Farinós ou Gerard, e sobretudo do basco Gaizka Mendieta, o motor da equipa e um dos melhores jogadores espanhóis na altura.


Equipo-Tipo:

Cañizares
Angloma
Pellegrino
Djukic
Carboni
Farinós
Gerard
Mendieta
Kily González
Juan Sánchez
Cláudio López

Treinador - Héctor Cúper


Resumo:

3º Lugar - Liga Espanhola 1999-2000

Vitórias - 18
Empates - 10
Derrotas - 10

Golos Marcados - 59
Golos sofridos - 39


Percurso até à Final da Liga dos Campeões:

1ª Fase de Grupos (Grupo F)

Valência 2-0 Glasgow Rangers
PSV Eindhoven 1-1 Valência
Bayern Munique 1-1 Valência
Valência 1-1 Bayern Munique
Glasgow Rangers 1-2 Valência
Valência 1-0 PSV Eindhoven

2ª Fase de Grupos (Grupo B)

Valência 3-0 Bordéus
Manchester Utd 3-0 Valência
Fiorentina 1-0 Valência
Valência 2-0 Fiorentina
Bordéus 1-4 Valência
Valência 0-0 Manchester Utd

1/4 de Final 

1ª Mão - Valência 5-2 Lazio
2ª Mão - Lazio 1-0 Valência

1/2 Finais

1ª Mão - Valência 4-1 Barcelona
2ª Mão - Barcelona 2-1 Valência

FINAL - Real Madrid 3-0 Valência




Sem comentários:

Enviar um comentário