segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

URSS no Mundial de 1986


Uma semana antes da selecção soviética partir para o México rumo ao Campeonato do Mundo, o seu seleccionador Eduard Malofeyev era despedido devido aos maus resultados em jogos particulares, mesmo depois de ter qualificado a equipa para o grande evento. Seria substituído por Valeriy Lobanovskiy, então treinador do Dinamo Kiev, que passava a acumular as duas funções. O lendário treinador soviético, conhecido pela disciplina férrea que impunha aos jogadores e pelos métodos de trabalhos científicos, iniciava a sua terceira e última passagem pela selecção da União Soviética. Esta viria a revelar-se a mais bem sucedida da carreira.
De facto, a aposta em Lobanovskiy tinha a sua lógica, pois a maioria dos jogadores soviéticos  jogavam no Dinamo de Kiev, constituindo a espinha dorsal da selecção, onde pontificavam estrelas como Zavarov ou o goleador Igor Belanov. Depois de uma grande fase de grupos concluída no primeiro lugar, provando ser uma equipa de respeito, os soviéticos baquearam nos oitavos de final perante uma Bélgica atrevida (na altura conhecidos como "Diabos Vermelhos"), num dos mais intensos jogos da prova.
Apesar da eliminação prematura, Lobanovskiy começava a olear a "máquina" soviética que iria deixar a sua marca no Campeonato Europeu dois anos depois.


Equipa-Tipo

Dasaev
Bezsonov
Demyanenko
Kuznetsov
Andriy Bal
Yaremchuk
Vasyl Rats
Yakovenko
Aleinikov
Zavarov
Belanov

Seleccionador - Valeriy Lobanovskiy


Resumo:

Mundial 1986

Fase de Grupos (1º lugar do grupo C com 5 pontos)

URSS 6-0 Hungria
URSS 1-1 França
URSS 2-0 Canadá

1/8 Final - Bélgica 4-3 URSS (após prolongamento)

Vitórias - 2
Empates - 1
Derrotas - 1
Golos Marcados - 12
Golos Sofridos - 5



Sem comentários:

Enviar um comentário